segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

Parábola da dracma perdida


Parábola da dracma perdida
(01.01.2018)

Ainda na casa de um dos principais fariseus, para tomar refeição, achegaram-se a Jesus muitos publicanos e pecadores para ouvi-lo. Jesus não repelia ninguém.
Assim é que alguns deles, escandalizados, puseram-se a murmurar, como vimos na parábola da ovelha perdida, sendo a primeira, de três, sobre a solicitude de Deus para salvar os que se perdem.

 
Disse-lhes Jesus:
— Qual a mulher que, tendo dez dracmas e perder uma, não acende a lâmpada, varre a casa e procura cuidadosamente até encontrá-la?
E, encontrando-a, convoca as amigas e vizinhas e diz:
— Alegrai-vos comigo, porque encontrei a dracma que havia perdido”!
Eu vos digo que, do mesmo modo, há alegria diante dos anjos de Deus por um só pecador que se arrepende. (Lucas – 15: 8-10)
-  -  -
  ● Esta parábola oferta-nos várias interpretações, formuladas ao longo dos séculos:
a) a mulher é pobre, perde parte do dinheiro que possuía e se desespera;
b) à época, os noivos judeus tinham o costume de dar um dote de dez dracmas para a noiva, que ela deveria devolver na data do casamento — uma a menos sinalizava que a noiva era descuidada e o casamento não acontecia;
c) a mulher é pobre e precisa da moeda para sobreviver. O amor de Deus torna-o vitalmente necessitado de encontrar a pessoa perdida, para levá-la à alegria da comunhão no amor.
 ● Como tenho dito, desde o registro da primeira parábola aqui no facebook, meus comentários são voltados para o lado moral dos símbolos, considerando que Jesus, nas parábolas, não se dirigia a uma ou a algumas pessoas, e sim, a toda a humanidade. Dessa forma, sou dos que refletem que as parábolas têm lições morais para todos os povos, de todos os tempos.
Minhas reflexões:
- a mulher que perdeu a dracma (valor da diária de um trabalhador), representa aquele que conheceu as Leis Divinas e agiu contrário a uma delas;
- a busca aflita por essa moeda, com um lampeão aceso (o Evangelho), representa o arrependimento sincero;
- a varredura são os percalços para reparar o erro cometido;
- reencontrar a moeda: a salvação, motivo de festa entre os Anjos de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário