sábado, 19 de dezembro de 2020

Jesus e os Evangelhos

 

Jesus e os Evangelhos

 

Com a aproximação do Natal, considero útil relembrar alguns apontamentos extraídos do Novo Testamento, em particular dos Evangelhos, versando sobre a vida de Jesus: o Excelso Mestre!

Em dezembro/2020 revisei o texto já publicado em 19/05/2019 no meu blog e no facebook, nele acrescentando pequenas alterações, que em nada negam o original.

O Novo Testamento, escrito em grego, com­preende os quatro Evangelhos (Marcos, Lucas, Mateus e João), os Atos dos Apóstolos, as Epístolas de São Paulo, São Tiago, São Pedro, São João e São Judas – e o Apoca­lipse, de São João. Aqui, apenas reflexões sobre as lições de Jesus.

Citados Evangelhos foram escritos muitos anos após a morte de Jesus. Dos evangelistas é tido como verdadeiro que apenas João e Mateus conheceram o Cristo pessoalmente.

Marcos registrou apontamentos de Pedro; Lucas, os de Paulo.

Mas, no Novo Testamento não constam apenas apontamentos dos Evangelistas: muitos textos foram reunidos de narrações orais, de outras pessoas. Justificadas, pois, as dúvidas existen­tes quanto à autoria evangélica de algumas frases de Jesus. Exemplos:

1. Encontramos em Marcos: “os sãos não precisam de médico, e, sim, os doentes” (2:17); aconte­ce que esse mesmo provérbio é encontrado em textos dos escritores gregos Diógenes Laercio (séc. III d.C.) e Plutarco (séc. I d.C.);  difícil identificar o autor, dentre os três;

2. Encontramos no Antigo Testamento, bem como no Novo, várias citações similares, sintezando magistralmente a Justiça Divina:

a. "Porque, segundo a obra do homem, ele lhe paga;  e faz que cada um ache segundo o seu caminho”.  (Livro de Jó, 34:11);

b. “A ti também, Senhor, pertence a misericórdia, pois retribuirás a cada um segundo a sua obra”.  (Salmos, 62:12).

c. “Não pagará ele ao homem conforme a sua obra?”.  (Provérbios, 24:12);

d. “Julgar-vos-ei a cada um conforme os seus caminhos”.  (Ezequiel, 33:20);

e. “Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras”.  (Jesus, no Evangelho de Mateus, 16:27).

Os textos bíblicos que temos às mãos foram declara­dos a versão oficial da Igreja Romana pelo Concílio de Trento, em 1546.

Na verdade, foi Jerônimo (347-419 ou 420), pa­dre e doutor daquela Igreja, que, atendendo pedido do Papa Dâmaso, em 382, iniciou a revisão do texto latino da Bíblia. Ante as incontáveis controvérsias teológicas surgidas para o Novo Testamento, Jerônimo abandonou o texto latino existente (a Vetus Latina) e realizou uma nova tradução; para o Antigo Testamento, o monge decidiu traduzi-lo diretamente do hebraico, com exceção dos Sal­mos, dos quais fez duas diferentes revisões do texto da Vetus Latina. Jerônimo confessou que corrigiu e modifi­cou os textos antigos. Essa tarefa teria demandado a Jerônimo quarenta sofridos anos.

Léon Denis (1846-1927), em sua obra Cristianismo e Espiritismo[1], consigna que Jerônimo sentiu-se ex­tremamente dificultado para escolher, dentre tantos tex­tos, quais os mais sensatos.

Aliás, consta que teria se recolhido num mosteiro de Belém, para realizar a sagrada tarefa de “reconhecer”, dentre as cerca de quarenta versões evan­gélicas existentes, quais as autênticas.

Léon Denis transcreve as palavras de Jerônimo ao Papa Dâmaso:

 “Da velha obra me obrigais a fazer obra nova. Quereis que, de alguma sorte, me coloque como árbitro entre os exemplares das Escrituras que estão dispersos por todo o mundo, e, como diferem entre si, que eu dis­tinga os que estão de acordo com o verdadeiro texto gre­go. É um piedoso trabalho, mas é também um perigoso arrojo, da parte de quem deve ser por todos julgado, julgar ele mesmo os outros, querer mudar a língua de um velho e conduzir à infância o mundo já envelhecido”.

Após outras considerações, conclui Jerônimo:

“Depois de haver comparado certo número de exempla­res gregos, mas dos antigos, que se não afastam muito da versão itálica, combinamo-los de tal modo (ita calamo temperavimus) que, corrigindo unicamente o que nos pare­cia alterar o sentido, conservamos o resto tal qual es­tava”.[2]

Após essa tradução oficial, por volta do ano 386, sofreu novas alterações no Concílio Ecumênico de Trento, em 1546. Em 1590, porém, foi o texto considerado insu­ficiente e errôneo, pelo Papa Sixto V, que ordenou nova revisão. A edição que daí resultou igualmente foi mo­dificada por Clemente VIII (Papa de 1592 a 1605), sendo aquela que atualmente conhecemos. Mas, por causa das várias traduções a que vem sendo submetida, tem seu tex­to da mesma forma alterado em alguns pontos.

Em Jesus e sua Doutrina, editado em 1934, pela Federação Espírita Brasileira, A. Leterre, num monumental trabalho de pesquisa sobre as consequências da presença de Jesus encarnado, narra sobre a veracidade dos Evan­gelhos:

– No Concílio de Niceia, 318 bispos e arcebispos não haviam conseguido, ao cabo de alguns anos de acalo­radas discussões, em que ferviam epítetos insultuosos, chegar a um acordo pelas incoerências e contradições verificadas naqueles escritos (30 alfarrábios e muitos outros apócrifos).

– em consequência, o Papa resolveu o seguinte:

 “Colocar-se-iam debaixo do altar todos aqueles alfarrábios, o Cenáculo se concentraria (como nas ses­sões espíritas), invocar-se-ia o Espírito do próprio Cristo, e se lhe pediria indicar, por um milagre, qual ou quais daqueles livros deveriam ser considerados verdadeiros”.

– assim foi feito; os livros foram atirados para baixo do altar, a invocação se fez, e... após um tempo mais ou menos longo... apareceram sobre o altar os quatro livros que hoje servem de colunas sustentatórias da tia­ra do Papa: os de Mateus, Marcos, Lucas e João.

Antônio Lima, em Vida de Jesus, 1ª Ed., 1939, FEB, RJ/RJ, comenta sobre tal fato que o mesmo não poderia ser tido à conta de fiel, pois nos únicos Concílios de Niceia (anos de 325, 326 e 787) o tema não foi tratado.

Seja como for, a tarefa de que se desincumbiu São Jerônimo leva-nos à certeza de que não estava só: Men­sageiros do Cristo, talvez sob inspiração d’Ele, acompa­nharam o paciente religioso, para que as sublimidades do Mestre não se perdessem, antes, ficassem registradas para o porvir.

Não será demais, também, conjecturarmos que o Papa Dâmaso esteve sob luminosa inspiração, ao preocupar-se com a separação do joio e do trigo, ante tantas versões do ensinamento cristão que eram insistentemente expostas ao fiéis.

De qualquer forma, temos que, após o meticuloso tra­balho de São Jerônimo, a nova tradução dos textos sagra­dos foi denominada Vulgata (do Latim vulgatus = popu­lar, divulgado).

O primeiro grande livro impresso em Mainz/Alemanha por Gutenberg, em 1456, foi a Vulgata.

Os textos evangélicos do Novo Testamento são com­postos de cinco partes:

 – atos comuns da vida de Jesus;

 – os milagres;

 – as profecias;

 – as palavras sob as quais se formaram os dogmas da Igreja;

 – o ensinamento moral.

 Para o Espiritismo, contudo, apenas a quinta parte é o que importa nos Evangelhos, pela mensagem moral nela contida, trazida por Jesus.

Com efeito, somente a quinta parte, relativa à mo­ral cristã, manteve-se una, indivisível, inatacável – em todos os textos, de todos os evangelistas e assim chegou até nós, com o mesmo sentido, em todas as religiões cristãs.

Por isso, a moral cristã é a bandeira sob a qual todos os povos poderão se unir e se abrigar, amando-se uns aos outros, sendo felizes, todos.

Allan Kardec, ao elaborar O Evangelho Segundo o Espiritismo (1864), teve o cuidado de utilizar apenas essa parte do Novo Testamento.

É tão fulgurante a palavra de Jesus, são tão subli­mes seus exemplos, sobre os quais há unanimidade narra­tiva, que nos diz a razão que os textos do Novo Testa­mento, apesar de todas as retificações, trazem em seu bojo a luz incomparável do Mestre.

De tamanha magnitude é essa luz que atravessa todas as brumas do pensamento, sobrevive a todas as revisões e projeta suas claridades através dos milênios, nada ha­vendo, em todo o Universo, que a possa embaçar.

 Notas extraídas do meu livro “Fragmentos da História pela ótica espírita”, cap. 2, 1996

  Edição esgotada, mas em e-book grátis, no meu blog e Ed.EVOC/Londrina-PR



[1] - “Cristianismo e Espiritismo, Leon Denis, cap. II (Autenticidade dos Evangelhos), p. 31-32, 9ª Ed., 1992, FEB

[2] - Citação emObras de São Jerônimo”, Ed. Beneditinos, 1693, t. I, col. 1425 (constante da p. 32 do livro de Léon Denis “Cristianismo e Espiritismo”, já citado)


Nenhum comentário:

Postar um comentário