segunda-feira, 11 de junho de 2018

Parábola dos primeiros lugares


11.06.18

Parábola dos primeiros lugares

Certo sábado Jesus entrou na casa de um dos chefes dos fariseus para ali tomar refeição. Então, contou uma parábola aos convidados:
Quando alguém te convidar para uma festa de casamento, não te ponhas no primeiro lugar; não aconteça que alguém mais digno do que tu tenha sido convidado por ele, e quem convidou a ti e a ele venha a te dizer:”Cede-lhe o lugar”. Deverás, então, todo envergonhado, ocupar o último lugar. Pelo contrário, quando fores convidado, ocupa o último lugar, de modo que, ao chegar quem te convidou, te diga: “Amigo, vem mais para cima”. E isso será para ti uma honra em presença de todos os convivas. Pois todo aquele que se exalta será humilhado, e quem ser humilha será exaltado.

-   -   -

A parábola dos primeiros lugares, exaltando a humildade, dispensa reflexões, além das que ali estão.

Nota: A parábola do retorno de Jesus (o “Filho do Homem”), inserida semana passada na minha página do facebook (04.06.18), ensejou aos leitores vários comentários, dentre os quais alguns instigantes e ligeiras controvérsias. Por isso, aproveitando aqui, agora, o espaço da parábola dos primeiros lugares, transcrevo a opinião do Evangelista Mateus, em 13.34-35, como subsídio para novas pontuações:
Todas estas coisas falou Jesus ao povo em parábolas, e nada lhes falava sem parábolas; para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta: Abrirei em parábolas a minha boca, e publicarei coisas escondidas desde a criação.

Se as parábolas de Jesus suscitam controvérsias, o que dizer dos ditos dos Profetas?...


Nenhum comentário:

Postar um comentário