segunda-feira, 18 de junho de 2018

Parábola dos talentos


18.06.18

Parábola dos talentos

 Um homem, viajando para o estrangeiro, chamou seus servos e entregou-lhes seus bens. A um deu cinco talentos, a outro dois, a outro um. A cada um, de acordo com a sua capacidade. E partiu.
Imediatamente, o que recebera cinco talentos saiu a trabalhar com eles e ganhou outros cinco. Da mesma maneira, o que recebera dois ganhou outros dois. Mas aquele que recebera um só, tomou-o e foi abrir uma cova no chão. E enterrou o dinheiro do seu mestre.
Depois de muito tempo, o senhor daqueles servos voltou e pôs-se a ajustar contas com eles. O que ganhara cinco talentos entregou-lhe outros cinco e o que ganhara dois, entregou outros dois.
Disse-lhes o senhor: “Muito bem, servos bons e fiéis. Sobre o pouco fostes fiéis, sobre o muito os colocarei. Venham alegrarem-se com o teu senhor”.
Por fim, chegando ao que recebera um talento, este disse-lhe: “Senhor, sei que és homem severo, colhes onde não semeaste, ajuntas onde não espalhaste. Com medo, enterrei o teu talento. Aqui o tens”.
Repreendendo severamente este servo, por não aplicar o talento, determinou o senhor: “Tirai-lhe o talento que tem e dai-o àquele que tem dez, porque a todo aquele que tem será dado e terá em abundância, mas daquele que não tem, até o que tem lhe será tirado. Quanto ao servo inútil, lançai-o fora, nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes”.  (Mateus  - 25.14-30)

-   -   -

A única reflexão que me permito de apor é que o Criador dá-nos em tempo integral, infinitas oportunidades de crescimento espiritual — os talentos!
Olhando ao nosso redor, veremos que todos os seres humanos têm algum dom, alguma capacidade, alguma possibilidade de ajudar ao próximo.
Penso que Jesus, com essa Parábola, recomenda, a todos nós, que devemos aproveitar e multiplicar os “talentos” que Deus nos deu, conquistando outros talentos, pela prática da caridade! Sempre! Assim, nos alegraremos com Deus!
-   -   -
Aos leitores:
Esta parábola encerra os registros que fiz aqui das Parábolas de Jesus, a partir de novembro/2017, toda 2ªfeira. O facebook abrigou 43 dessas Parábolas, selecionadas do Novo Testamento. Permiti-me, sintetizar algumas.
Todas com minhas pequenas reflexões.
Consultei, para tanto, a “Bíblia de Jerusalém”. 

Agradeço, sensibilizado, ao facebook a cessão do espaço; aos leitores, a honra que me deram em acompanhar essas colocações; e, de todo o coração, ao próprio Mestre Jesus, que afinal de contas, esteve e está com todos nós.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo trabalho amigo, fico no aguardo de novas reflexões dentro do evangelho do mestre, gratidão.

    ResponderExcluir