segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Estudo - Do mal Deus tira o bem

Jesus, nosso Mestre e modelo moral, ao enunciar as sublimidades das bem-aventuranças[1] considerou:
a. “felizes” os mansos, os misericordiosos, os puros de coração, os que promovem a paz;
b. igualmente felizes os pobres em espírito, os aflitos, os que têm fome e sede de justiça, os que são perseguidos por causa da justiça;
c. “sois felizes, quando vos injuriarem e vos perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por causa de mim” (aqui, parece-me que como fecho das bem-aventuranças, essas palavras foram dirigidas mais particularmente aos Apóstolos).
Os itens “a” e “c” acima têm pacífico entendimento.
Já o item “b”, apenas à luz da lógica talvez remeta o tema a um beco estreito, onde as reflexões desembocarão no paradoxal: como é que alguém pode ser feliz sendo pobre de espírito, estando aflito, padecendo fome e sede de justiça ou que por ela esteja sendo perseguido?...
Bem sabia o Cristo de Deus que suas palavras atravessariam os séculos e que hora chegaria para que as mentes humanas as ajustassem à verdade eterna, trazendo bálsamo infalível aos (in)felizes que estivessem se debatendo naquelas turvas águas morais.
Com efeito, à luz do Espiritismo, aqueles tais (os do item “b”) compreendem que aquilo que no momento se lhes apresenta como dor, na verdade é bóia salvadora, pois, induzindo-os fortemente à crença na Justiça Divina, daí nasce a resignação, espontânea e balsamicamente.
Quem estudar o capítulo V de “O Evangelho Segundo o Espiritismo” (Bem-aventurados os aflitos), nele encontrará rica e inesgotável fonte de elucidações e explicações de como é que alguém pode ser feliz, sofrendo. Aí, desaparece o paradoxo...
Resumindo, diz-nos o citado capítulo que a vida social expõe grandes anomalias entre ricos e pobres, sãos e doentes, “sorte” e “azar” e que os homens virtuosos sofrem e os maus prosperam, parecendo tais fatos desmentir a Justiça de Deus.
Nada mais enganoso: pelos trâmites da reencarnação e das vidas sucessivas, com raciocínio desarmado de preconceitos, inseparável da lógica que conduz à fé raciocinada, não há como descrer da Bondade e do Amor do Criador.
Quem quer que equipe o espírito dessas sublimes premissas delas verá emergir cristalina verdade: sendo Deus justo e amando de forma igual a todos os Seus filhos, se um deles sofre é porque há uma causa justa; se essa causa não está no presente só pode estar num lugar: no passado!
Muitas das atuais expiações podem ser conseqüências de más ações praticadas em outras vidas, das quais tenham ou não resultado infelicidades, para si ou outrem, ou vítimas. Por exemplo:
- sofrer um acidente sem que para isso tenha dado azo;
- amargar revezes sucessivos financeiros;
- vivenciar momentos difíceis no lar, com cônjuge e parentes difíceis ou filhos ingratos;
- encontrar sérias dificuldades profissionais, com desajustes diante de chefes, colegas ou subordinados;
- doenças congênitas, algumas incuráveis (danos no perispírito);
- vitimação por “balas perdidas” ou acontecimentos imprevistos.
Uma grande lista poderíamos alocar sobre tais expiações, mas não nos alongaremos, vez que importa expor o raciocínio.
Nem todos os problemas têm causa no passado. Eis alguns deles:
- sofrer acidente causado por si mesmo, por imprudência ou embriaguez;
- falências múltiplas, ocasionadas por desatenção nos negócios ou por lances financeiros temerários, audaciosos, enganosos;
- problemas com filhos aos quais não foi proporcionada educação;
- dificuldades conjugais por ter contraído união sem amor ou sob interesse;
- ferimento decorrente de briga que poderia ter evitado;
- adoecer gravemente por intemperança, por excessos, por vícios.
Aqui também o rol pode ser quase que infindável. Mas já basta.
Impõe-se uma ressalva: nem todos os que passam por situações difíceis são necessariamente culpados, isto é, estão colhendo o que plantaram ou são imprevidentes; há casos, e não são poucos, segundo nos dizem os Espíritos esclarecedores, de missionários que voluntariamente se submetem a tais padecimentos, por pura devoção e amor ao próximo. Para eles, trilhar em tais sombras, constitui sublime oportunidade de exercitarem a caridade, no seu mais alto nível.
Tem muito mais o Espiritismo para ofertar de luzes ao tema:
- Em O LIVRO DOS ESPÍRITOS
À questão nº 783 há informação de que quando um povo não progride quanto devera, Deus promove abalos físicos ou morais que induzem à transformação, tirando-o da ignorância crônica. É assim que a Providência age, fazendo do mal sair o bem, qual a procela, a tempestade, que saneiam a atmosfera, depois de a terem agitado violentamente.
À questão nº 785 há enérgica reprimenda ao orgulho e ao egoísmo, já que o homem, via de regra, pelo crescente progresso intelectual até “vitaliza” mais e mais aqueles vícios. Ledo engano: se o progresso terreno proporciona egoísticos gozos de bens materiais, estes são efêmeros, já que desse próprio mal pode nascer o bem, pois não tarda ao Espírito compreender que Deus o criou com fanal à felicidade duradoura, doce fruto do amor ao próximo.
À questão nº 859.a está registrado que “só as grandes dores, os fatos importantes e capazes de influir no moral, Deus os prevê, porque são úteis à tua depuração e à tua instrução”.
- Voltando ao O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
No capítulo V, item 21, há a recomendação a nós, humanos, para que compreendamos que o bem, muitas vezes, está onde julgamos ver o mal. Esse item trata da perda de pessoas amadas ou de mortes prematuras: por vezes isso constitui um grande benefício que Deus concede a alguém que se vai, ao tempo que também por vezes com a morte impede que um jovem, por procedimentos reprováveis, viesse a causar danos irreparáveis aos pais e à família inteira.
No mesmo item há uma leve reprimenda: “Habituai-vos a não censurar o que não podeis compreender e crede que Deus é justo em todas as coisas. Muitas vezes, o que vos parece um mal é um bem”.
No Cap VIII, item 14, a propósito das palavras de Jesus É necessário que escândalo venha[2]: “(...) Os homens se punem a si mesmos pelo contacto de seus vícios. (...) É assim que do mal tira Deus o bem e que os próprios homens utilizam as coisas más ou as escórias”.
- Em A GÊNESE
No capítulo III, item 3, encontramos: “ O mal existe e tem uma causa, sejam os provocados pelo homem ou os que, à primeira vista, não pode evitar, tais como os flagelos naturais, mas que, pela inteligência, os neutralizará. Desse ponto de vista depreende-se que o que ao homem se afigura mau e injusto, conhecendo-lhe a causa consideraria justo e admirável.
No item 7: “Deus, todo bondade, pôs o remédio ao lado do mal, isto é, faz que do próprio mal saia o remédio”. A referência é sobre o momento em que o excesso do mal moral se torna intolerável e impõe ao homem mudar de vida.
- Em O CÉU E O INFERNO
Na I Parte, Cap IX, item 4: “(...) Para compreender como do mal pode resultar o bem, é preciso considerar não uma, porém, muitas existências; é necessário apreender o conjunto do qual — e só do qual — resultam nítidas as causas e respectivos efeitos”.
- Em OBRAS PÓSTUMAS
Na I Parte, item As expiações coletivas é-nos esclarecido que quando infortúnios alcançam grande número de pessoas, ali elas resgatam atos de vidas passadas, seja por faltas cometidas na vida privada ou na vida pública. Não é raro, nessas hecatombes, existirem criaturas destemidas e que vendo a calamidade enfrentam-na com solidariedade e destemor, vindo a perecer. Assim, entre as muitas vítimas, todas em resgate, algumas podem ter sido ótimos cidadãos, mas péssimos chefes de família, ou então bons pais de família, mas cidadãos indignos.
Dessas convulsões sociais uma melhora sempre resulta; os Espíritos se esclarecem pela experiência: o infortúnio é o estimulante que os impele a procurar um remédio para o mal.
OBS: Do parágrafo acima imaginamos que vem de longe o ditado popular que diz ser a necessidade a mãe de quase todas as invenções.
- Na REVISTA ESPÍRITA, Julho/1858, p.178
O Espírito São Luís, comentando sobre um homem inquieto, com infelicidade no auge, por invejar o ouro, o luxo, a felicidade aparente. “(...) Se esse infeliz tivesse apenas olhado abaixo de sua posição, teria visto o número daqueles que sofrem sem se lamentar, ainda bendizendo o Criador; porque a infelicidade é um benefício do qual Deus se serve para fazer a pobre criatura avançar para o seu trono eterno”.
- Em ENTRE A TERRA E O CÉU[3]
Clarêncio, Ministro do Auxílio em Nosso Lar: “(...) O Senhor tolera a desarmonia a fim de que por intermédio dela mesma se efetue o reajustamento moral dos espíritos que a sustentam, de vez que o mal reage sobre aqueles que o praticam, auxiliando-os a compreender a excelência e a imortalidade do bem”.
- Em AÇÃO E REAÇÃO[4]
O Espírito Luísa reconforta a filha desanimada: “(...) Ignoras que a dor é a nossa custódia celestial? (...) Lembra-te de que o Senhor transforma o veneno de nossos erros em remédio salutar para o resgate de nossas culpas...”.
(Todos os grifos são meus).

Ribeirão Preto/SP – Janeiro/2006
Eurípedes Kühl


[1] Mateus (5, 1 a 10)
[2] Mateus, 18-7
[3] Autor Espiritual: André Luiz, psicografia de F.C.Xavier, Cap I, p.12, 13ª Ed., 1990 , FEB, Brasília/DF)
[4] Autor Espiritual: André Luiz, psicografia de F.C.Xavier, Cap 12, p.172/173, 5ª Ed., 1976 , FEB, Rio/RJ)

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