domingo, 5 de agosto de 2018

Bem-aventurados os que promovem a paz...


06.08.18

(Mateus, 5-9)

... porque serão chamados filhos de Deus.
Paz, segundo comentaristas internacionais, é talvez a palavra mais pronunciada no planeta Terra...
Entretanto, é a menos praticada, a mais difícil de ser encontrada, pois o mundo vivencia guerras sobre guerras, isso, há séculos.
Por incontáveis vezes Jesus pronunciou essa sublime palavra: paz! Disse:
“A minha paz vos deixo. A minha paz vos dou, não vo-la dou como o mundo a dá. Não se perturbe nem se intimide vosso coração (João, 14-27)”.
Referia-se o Mestre à paz que um dia reinará neste mundo: todos perdoando, compreendendo mais aos outros, tolerando-se mutuamente, principalmente quando junto da família, ou no exercício de nossa profissão, ou na nossa vida em sociedade.
Na lar, em particular, reside (sem trocadilhos) a maior oportunidade de conquistar a paz: quando formos pacientes com o marido ou a esposa incompreensivos, ou com os filhos ingratos, ou ainda, na convivência com parentes difíceis.
Isso significa claramente que a paz é conquista individual, e quando for praticada por todos a Humanidade encontrará a felicidade. Daí, deduzo que, aquele que consegue praticar a paz, senão em tempo integral, ao menos na maioria das vezes em que estiver em/ou diante de conflito, esse terá alcançado o mérito referido por Jesus: ser chamado “filho de Deus”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário