sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Poesia - Visita à casa paterna




VISITA À CASA PATERNA

Como a ave que volta ao ninho antigo,
Depois de um longo e tenebroso inverno,
Eu quis também rever o lar paterno,
O meu primeiro e virginal abrigo.

Entrei.  Um gênio carinhoso e amigo,
O fantasma talvez do amor materno,
Tomou-me as mãos — olhou-me grave e terno,
E, passo a passo, caminhou comigo.

Era esta sala... (Oh! se me lembro! e quanto!)
Em que da luz noturna à claridade,
Minhas irmãs e minha mãe...   O pranto

Jorrou-me em ondas...  Resistir quem há-de?
Uma ilusão gemia em cada canto,
Chorava em cada canto uma saudade.

- - -

(Dados sobre o autor)

Luís Caetano Pereira Guimarães Júnior

Nascimento: 17 de fevereiro de 1845, Rio de Janeiro
Falecimento: 20 de maio de 1898, Lisboa, Portugal

Luís Caetano Pereira Guimarães Júnior foi um diplomata, poeta, contista, romancista e teatrólogo brasileiro. Bacharelou-se na Faculdade de Direito do Recife em 1869, na turma de Araripe Júnior. Sua obra evoluiu do Romantismo para o Parnasianismo.
(Aqui mesmo no meu blog registrei também o fantástico poema “História d´um cão”, desse consagrado poeta).


-



Nenhum comentário:

Postar um comentário