domingo, 24 de março de 2019

Artigo - Reencarnação: quantas vezes?...


Reencarnação – quantas vezes?...

Relativamente à existência terrena e à reencarnação, os que nela creem, poderão perguntar: quantas vezes o Espírito reencarna?
Obviamente, ninguém tem essa resposta. Só Deus!
Pelas orientações dos Espíritos evoluídos, sempre citando a Justiça Divina e a Lei de Causa e Efeito, o Espírito, ao adentrar no reino da inteligência contínua, ali chega simples e ignorante, porém, dotado de inteligência, consciência e livre-arbítrio, tendo todos os meios de usar esses sublimes atributos para evoluir.
Consoante o emprego feito, para o bem ou para o mal, esse Espírito evoluirá com maior ou menor número de reencarnações, respectivamente.
Mas, apenas num exercício imaginativo, com base nos ensinos desses mesmos Espíritos evoluídos, apresento simples suposição, com amparo unicamente em cálculos estimativos e estatísticos, isto é, sem nenhuma pretensão de realidade.
Repito: apenas uma suposição e assim mesmo considerando um Espírito que esteja na média evolutiva.
Busquei subsídios na obra “Evolução em Dois Mundos”, do Espírito André Luiz, psicografia de F.C.Xavier e W.Vieira, cap. VI, p.53, 11ªEd., 1989, FEB, Brasília/DF:
Princípio inteligente: 15 milhões de séculos para, como ser pensante, em fase embrionária da razão, lançar suas primeiras emissões de pensamento contínuo”.
Supondo — apenas supondo —, que cada existência terrena do ser com pensamento contínuo (o homem), dure 100 (cem) anos e que após desencarnar, o Espírito permaneça outros 100 (cem) anos no plano espiritual, teríamos que ocorrem cinco reeencarnações de cada Espírito, por milênio.
Daí, por hipótese, aplicando esses dados imaginários aos estudos da Antropologia e da Arqueologia, teríamos:
- homo sapiens (local ignorado)    - 400 mil anos = 2.000 reencarnações;.
- homo sapiens neanderthal          -   80 mil anos =    400  reencarnações;
- cro magnon (França)                    -   38 mil anos =    190  reencarnações.
Como se vê, é impossível para qualquer pessoa, sequer aproximar-se da informação de quantas vezes já teria reencarnado. (Sendo incontáveis, possíveis ilações também serão infinitas...).

            (Texto extraído do meu livro “Deus, Espírito e Universo”, cap. "Vida", PETIT Editora,
2009, SP/SP  -  edição esgotada  -  e-book grátis no meu blog)

Um comentário: